Grêmio 0 x 1 Corinthians – final da Copa do Brasil de 1995 (SBT)



Apesar de ser um claro atalho para a Libertadores, a Copa do Brasil havia estreado em 1989 e ainda não tinha ainda o apelo que deveria, até que Silvio Santos teve vontade de transmitir futebol e comprou os direitos de transmissão da competição. E aqui vai um adendo: se teve uma emissora que chegou a tentar bater de frente com a Globo, foi o SBT da década de 1990. Ou alguém com 25 anos ou mais não se lembra das guerras de audiência entre Faustão e Gugu no domingo a tarde?

O atual ex-dono do baú investiu pesado na divulgação da Copa do Brasil em sua emissora, contratou Luiz Alfredo e, depois, Silvio Luiz, pediu para a CBF acrescentar mais um time dos estados mais fortes e a competição virou um dos carros chefes da programação. Para ajudar, o time mais popular de São Paulo, o Corinthians, chegou à final contra o Grêmio, ganhando o primeiro jogo no Pacaembu por 2 a 1. No segundo jogo, em Porto Alegre, o Corinthians garantiu o título, vencendo por 1 a 0, dando uma audiência média de 52 pontos na grande São Paulo, com picos de 60.

A CBF enxergou o sucesso, aumentou o número de times na competição, garantindo a participação dos 12 grandes. A Globo, no ano seguinte, já partilhou a transmissão com o SBT, que enxergando o futebol como a galinha dos ovos de ouro, incentivou a volta do Rio-São Paulo (em 1997) e organizou vários torneios caça-níqueis nas pré-temporadas até o fim da década, quando Silvio Santos enjoou de futebol e tirou o esporte da grade da emissora. Houve uma tentativa de volta em 2003, mas isto fica para um outro dia.

0 comentários:

Postar um comentário

Inicio

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações