São Paulo 1 x 0 Newell’s Old Boys – final da Taça Libertadores da América de 1992 (Rede OM)



A família paranaense Martinez era dona de um canal de televisão em Curitiba, mas planejava montar a primeira rede de televisão fora do eixo Rio-São Paulo e, com apoio do presidente Collor de Mello, de quem a família era parceira, inauguraram a Rede OM Brasil. Para entrar nos principais mercados do país, fecharam acordo com as tradicionais TV Gazeta, como retransmissora em São Paulo, e TV Corcovado, no Rio de Janeiro, em 1992.

O investimento foi alto. Contrataram diversos apresentadores e artistas com renome das concorrentes. Além disso, compraram os direitos da Copa do Brasil e da Libertadores, que na verdade não eram ainda os grandes sonho de consumo dos brasileiros até aquele momento, e tiraram da Rede Globo o narrador Galvão Bueno.

Naquele ano, os brasileiros na Libertadores eram o Criciúma e o São Paulo. O time catarinense, surpreendentemente, foi bem na competição e, nas quartas-de-final, deu uma enorme canseira no São Paulo. Estes jogos já tiveram uma boa audiência.

O São Paulo chegou a final e o jogo em que conquistou a taça rendeu 50 pontos de audiência para a recém rede de televisão em São Paulo. A partir deste dia, a Libertadores se tornou obsessão dos clubes brasileiros, a Globo comprou os direitos de transmissão da competição para o ano seguinte e recontratou Galvão Bueno, o Collor caiu meses depois, a Rede OM entrou em crise financeira, mudou de nome e hoje vive do aluguel dos horários para igrejas e televendas, mas sua marca ficou para sempre.

0 comentários:

Postar um comentário

Inicio

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações